* * * Programa CINCO MINUTOS COM JESUS, segunda a sexta às 11:30h. na Rádio Charrua (AM 1.140)ou na internet acessando www.radiocharrua.com.br.* * *

sábado, 14 de janeiro de 2012

O Deus onisciente nos chama a servi-lo!

Textos: Sl 139.1-10; 1Sm 3.1-10; 1 Co 6.12-20; Jo 1.43-51 Tema:
            Nesta semana perdi alguns minutos em frente a televisão olhando o inicio de mais um BBB (realmente um programa de entretenimento que não agrega nenhum valor) mas uma coisa nos impressiona: a quantidade de  câmeras, microfones... em qualquer lugar daquela casa as pessoas não conseguem se esconder. Até mesmo no banheiro os participantes estão expostos, fica até complicado para tomar banho ou trocar as roupas. Mas mesmo diante de toda essa parafernália, o conhecimento do ser humano com respeito aos participantes ainda é limitado. Um simples esconder debaixo de edredons já oculta muita coisa.

            Quem é que gosta de se expor por completo? Ou talvez só um pouco? Ninguém! Em muitos momentos de nossa vida preferimos nos ocultar. Quando falamos em igreja então... Quem sabe nos ocultamos atrás de um telefone (não atendendo), não abrindo a porta quando aquela certa pessoa bate. Se é cobrador então! Muitas vezes conseguimos. Até mesmo nos escondemos ou ocultamos atrás de desculpas: “não posso fazer isso por causa disto ou daquilo, desta vez não dá pra ir, participar porque aconteceu... vamos deixar pra outra vez porque..., ah! O pastor não vai estar, vou deixar pra depois das férias!” inúmeras situações que nos ajudam a nos manter em nossa zona de conforto, a nos esconder sem nos envolver. O ser humano é assim depois que o pecado entrou no mundo.
O que fizeram Adão e Eva depois da queda em pecado?

“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim, quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do Jardim” (Gn 2.8).
Em Gn 4.16 Caim também “afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node” (peregrinação)
Isso sem contar do relato bíblico mais conhecido, Jonas foi parar dentro da barriga de um grande peixe por pensar que podia fugir da face de Deus. Ninguém pode!

O Salmo 139 nos ensina, de uma maneira bem clara, que Deus é Onisciente e onipotente, ou seja, sabe de tudo e tem todo poder! Tamanho é o conhecimento e o poder de Deus que diz o Salmo que o Senhor “sabe tudo o que faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos” (Sl139.2)... antes mesmo que eu fale tu já sabe o que eu vou dizer (4).

Que verdade assustadora, não acham? O onisciente Deus está a par dos nossos pensamentos mais íntimos. E quão pecadores são esses pensamentos e não dá pra esconder de Deus. Chega dá um nó na garganta ao pensar que “aquilo” que eu pensei Deus sabe! Não é por acaso que Jesus, certa vez, afirmou: “vocês ouviram o que foi dito: não adulterarás. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher  para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mt 5.27)

Pois é meus irmãos. Realmente nem em nossos pensamentos dá para se esconder de Deus. Mas esse fato também é digno de nosso louvor, é uma idéia consoladora. Temos um “Deus Emanuel” – Deus conosco, a toda hora, em qualquer situação. Ele já sabe de nossos anseios e dificuldades mesmo antes de pedirmos em oração. Ele sabe e atende! Quem nunca provou estar passando por um momento difícil e, de repente, mesmo sem pensarmos em Deus, tudo é resolvido?

Como é bom saber que até mesmo as coisas mais comuns de nossa vida, como dormir, andar, falar, se levantar, comer, para Deus tem importância. Ele abre nossos caminhos, nos cerca por todos os lados. Isso é algo que ultrapassa nossa razão, mas Deus espera que com fé confiemos nele!

            Nisso vemos o grande louvor do salmista Davi ao indagar: “Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?... no céu... no mundo dos mortos... no oriente... no ocidente... ainda ali a tua mão me guia, e ainda ali tu me ajudas.” (139.7-10)

Por isso nós também concluímos que quando Deus chama é impossível se esconder dele!

Nós é que temos o coração e a mente obstruídos pelo pecado, que nos faz não reconhecer o chamado de Deus. Como reconhecer o chamado divino? O texto de 1Sm 3.1-10 nos dá dicas importantes. 
Deus Chama Samuel, por três vezes ele não conheceu o chamado divino, foi preciso alguém lhe ensinar que era Deus quem chamava. Orientado pelo profeta Eli, ele atendeu ao chamado divino respondendo: Fala, pois teu servo está escutando!

Quantas vezes nós também fechamos nossos olvidos ao chamado de Deus, nos escondendo debaixo dos “edredons”, pensando que Deus não está notando nossa apatia espiritual? Pior! Quantas vezes nós também somos orientados por alguém, com respeito ao que Deus espera de nós (seu chamado) e fazemos de conta que nada aconteceu? Muitas vezes pessoas fazem o papel do profeta Eli, ensinam a respeito de Deus (um vizinho, um amigo, um familiar, o pastor), e ainda pensamos, lá vem aquele me encher outra vez! Fanático!

Meus irmãos, muitas vezes somos teimosos de coração como foi Jonas. Foi preciso o todo-poderoso Deus agir de maneira fantástica para que ele atendesse seu chamado. Não esperemos tal ação de Deus para atendermos. Lembremos da maior ação que Deus já fez por nossas vidas, em nossas vidas! Ele pagou caro por nós!

Está escrito em 1Co 6.19,20: “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado pro Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem seu corpo para a glória dele”

Meus irmãos e irmãs. O bondoso Deus conhece profundamente a cada um de nós e age a nosso favor com todo seu poder.  Nos ama de tal maneira que pagou o maior preço, o sangue de seu Filho, para nos ter de volta. Pelo Espírito Santo ele nos chama, congrega, ilumina e santifica! Para isso ele usa meios: Usou o profeta Eli com Samuel, usou Filipe para chamar Natanael, conforme lemos no Evangelho de Jo 1.43-51. Usa entre nós amigos, parentes, familiares, o pastor para nos chamar! Atendamos, pois, o chamado de Deus ao serviço! Não dá para se esconder dele!
Sejamos nós também instrumentos de Deus para chamarmos aqueles que ainda estão nas trevas, longe da seara do Senhor!
Não estamos sós, nesse trabalho temos o onisciente Senhor nos capacitando, nos fundamentando, nos acompanhando. Amém.

Rev. Igor Marcelo Schreiber
14.01.2012, Uruguaiana - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate