* * * Programa CINCO MINUTOS COM JESUS, segunda a sexta às 11:30h. na Rádio Charrua (AM 1.140)ou na internet acessando www.radiocharrua.com.br.* * *

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A corrida cristã

O povo gosta de esporte. Uns gostam de futebol, outros de vôlei, outros de corrida de carro e ainda outros de natação.

Nos tempos bíblicos o povo também gostava de esportes. Só que não eram os mesmos que os de hoje, mas sim: atletismo, especialmente corridas de longa distância. E para estas competições os candidatos se submetiam a longos e penosos exercícios a fim de se preparar bem para a corrida.

A história nos fala de uma grande corrida que se realizou na cidade de Atenas, na Grécia. Como sempre, os jovens procuraram se preparar ao máximo. Num desses treinamentos estava presente o grande Sócrates, o homem mais famoso da época.

Sócrates era um homem esquisito: para tudo ele fazia pergunta, sempre queria saber o porquê das coisas. Quando ele vê, por exemplo, um dos jovens treinando, correndo atrás de nada, ele logo pergunta: “Por que você está correndo? Para onde você vai?” E o jovem, meio assustado, responde: “Estou correndo, correndo”. Sócrates insiste: “Você não respondeu a minha pergunta. Estou perguntando para onde você está indo?” O jovem, ainda sem fôlego, só consegue dizer: “Estou correndo, correndo”. Sócrates então se dirige à platéia e diz: “Vejam só como corre. Corre e não sabe para onde vai!”.

Também nós estamos empenhados numa competição. É a corrida da vida. E esta competição está cada vez mais difícil, porque tudo está muito caro e para tudo se exige especialização.

O apóstolo Paulo, em 1Coríntios, capítulo 9, igualmente nos fala de uma corrida. Não de uma corrida pela subsistência do corpo, mas pela salvação da alma: a corrida cristã. E o apóstolo sabia para onde ele estava correndo. Ele estava correndo em direção oposta à grande parte da humanidade de hoje. Diz ele: “Assim corro eu, não sem meta. Assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que, tendo pregado aos outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1 Coríntios 9.26,27).

No final da competição, quem conseguir vencer, costuma ganhar um prêmio. E qual o prêmio que Deus promete ao vencedor? O prêmio que o cristão recebe na hora de sua partida deste mundo é a coroa da vida eterna, o direito de morar com Jesus no céu.

E qualquer um pode ganhar este prêmio, bastando apenas que permaneça fiel a Cristo na fé, palavra e obra. Por esta razão Paulo nos aconselha, dizendo: “Correi de tal maneira que alcanceis”. E acrescenta: “Todo o atleta em tudo se domina. Aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível”. E Jesus, no livro de Apocalipse, completa dizendo: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Corramos, portanto, sempre firmes em direção à vida eterna. Olhemos firmemente para Jesus, o autor e consumador da nossa fé, do qual depende a nossa salvação, bem como a força para chegar à pátria celestial.

Lindolfo Pieper
Jaru, RO – Brasil
Igreja Evangélica Luterana do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate